sexta-feira, 18 de junho de 2010

REGIMES PRÓPRIOS: Secretário quer ampliar diálogo sobre seguridade e proteção social

Da Redação (Brasília) – O secretário de Políticas de Previdência Social, Fernando Rodrigues, representando o ministro Carlos Eduardo Gabas, participou na noite dessa quarta-feira (16) da abertura do 44º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), em Salvador.

Rodrigues disse que é necessário continuar ampliando o diálogo social sobre a seguridade e a proteção social no país, para disseminar a cultura e a educação previdenciárias de forma integrada, com políticas bem definidas.

Outra preocupação do secretário, que será objeto de discussão durante o evento, é a necessidade de mudanças na Resolução nº 3.790/09 – aprovada pelo Conselho Monetário Nacional -, que fixou novos critérios para a aplicação dos recursos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) no mercado financeiro. Gestores e dirigentes dos regimes dos estados e de municípios querem alterações nos critérios de investimento, para tornar as aplicações ainda mais seguras e rentáveis.

Sistema integrado – Durante o encontro, que termina nesta sexta-feira (18), técnicos da Secretaria de Políticas de Previdência Social apresentarão aos gestores e dirigentes de RPPS o Sistema Integrado de Informações Previdenciárias (Siprev-Gestão).

O Siprev é uma ferramenta de gestão das informações de servidores públicos (civis e militares), ativos, inativos, pensionistas e demais dependentes da União, estados, Distrito Federal e municípios que possuam regime próprio de previdência.

Por meio do Siprev-Gestão, os gestores dos regimes próprios poderão alimentar o Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social (CNIS-RPPS). A partir do lançamento, o cadastro estará disponível para os cerca de dois mil municípios, as 26 unidades da federação, o Distrito Federal e a União – que têm regimes próprios – cruzarem dados e compartilharem relatórios gerenciais com informações dos servidores públicos ativos, inativos, pensionistas e dependentes de todo o país.

Fonte: Previdencia Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário